O logotipo do WordPress

Depois de um longo tempo sem blogar, finalmente criei coragem e encontrei uma vaga na minha agenda, para falar com o mundo.
Hoje completei a migração do meu blog da plataforma b2Evolution para o WordPress. O que me atraiu, inicialmente, no b2Evo foi a possibilidade de ter um sistema de gerenciamento único para um ambiente de múltiplos blogs. Em outras palavras, com uma única plataforma ter diversos blogs, com configurações individuais.

O logotipo do b2Evolution

Logotipo do b2Evo

Além disso, a administração de todos os blogs é feita por um único usuário em um único local, o painel administrativo. Com estes recursos e outros mais, que você pode conferir acessando este endereço: http://b2evolution.net/about/index.html, acabei passando pelo processo de instalação, configuração e criação de meus blogs, a saber:

  1. Educ@: blog voltado à temas relacionados à Educação, ensino de Física e pesquisa em Educação. Neste blog pretendia dar vazão às minhas reflexões, dicas e textos que pudessem contribuir para com os leitores interessados nessas áreas;
  2. Portfólio: blog no qual disponibilizava as minhas principais produções acadêmicas e não-acadêmicas;
  3. Manuscritos: deveria ter sido um blog mais geral, onde escreveria sobre diversos assuntos. Infelizmente não cheguei a escrever nenhum texto nele;

Era tudo muito bonito e organizado, mas havia algo de podre no reino do rdiogo.net. E comecei a perceber algumas desvantagens no b2Evo, para o tipo de utilização que estava fazendo, é claro. Entre elas: a falta de plugins e skins, frequência de atualizações não tão boa, grande suscetibilidade a spams, administração um pouco complicada, interface ruim e impossibilidade de se ter comentários aninhados. Havia também vantagens, é claro, mas a relação custo benefício não estava favorável.

Como também publico e administro outro blog, o TecnoSapiens, acabei me convencendo que o WordPress poderia ser uma ferramenta mais fácil e eficiente para as minhas publicações.

Logotipo do WordPress

Logotipo do WordPress

Com essa mudança, acabei me decidindo por converter os antigos blogs em categorias. Isso pode provocar confusões nos leitores e até contribuir para com a “falta de personalidade do rdiogo.net”, mas acho que vou correr o risco. Sei, também, que o WordPress tem suporte a múltiplos blogs (característica chamada Network), mas por enquanto vou tentar manter tudo em um único blog. Vamos ver no que vai dar.

Então, seja bem-vind@ a esta nova fase e que o rdiogo.net tenha uma vida longa e próspera.

Abraços.

Bookmark and Share

  Um Comentário para “Adeus b2Evolution… Seja bem-vindo WordPress”

  1. Amigo,

    Conseguiu migrar como? Me ensina? Ou então me cobra quanto pra migrar o meu?

    Aguardo contato nesse e-mail: diogomalimpense@hotmail.com

 Escreva um comentário

(requerido)

(requerido)

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2011 Blog do Rodrigo Suffusion theme by Sayontan Sinha